Esta fotografia é uma metáfora visual. Simboliza o núcleo de Vida, entendendo-a como a Natureza, as Gentes e as suas Culturas, rodeados pela adversidade.

É um sinal e um clamor em memória dos povos da Peneda e do Gerês.



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Energias renováveis? ITI’s? O que é isto?

Na acta da reunião de concertação com as Câmaras Municipais de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, o ICNB afirma que a contrapartida às populações pela interdição da exploração da energia eólica e hídrica é feita através das ITI’s (Intervenções Territoriais Integradas).
Para nós, que vivemos dentro do território, isto não nos espanta!
Como não nos espantou virem oferecer bois de cobrição há uns anos atrás e agora quererem proibir o pastoreio!
Como não nos espantou semearem árvores exóticas e agora quererem substituí-las! Enfim, temos um vasto rol de maldades e de falsidades, assim tenha o leitor paciência para nos escutar.
Desta vez, vamos desmascará-los antes de nos enganarem!
As ITI’s foram criadas para toda a União Europeia e para todo o país. E, ainda por cima, no nosso território, as ITI’s estendem-se para os concelhos vizinhos, onde se pode explorar as energias renováveis que nos são negadas (http://www.proder.pt/ResourcesUser/Doc/ITI/ITI_Peneda_Geres.pdf)
Mas ainda há mais! Até nos concelhos do PNPG existem freguesias com acesso às ITI’s e com parques eólicos instalados, como por exemplo em Montalegre.
É falso, portanto, que as ITI’s sejam instrumentos de compensação das populações das áreas protegidas pela proibição de instalação de sistemas de energias renováveis. Além do mais, esta medida esgotar-se-á neste quadro comunitário de apoio, como eles bem sabem!
Senhores Presidentes de Câmara, ainda estão a tempo de mandar corrigir este desvario!

Nenhum comentário:

Postar um comentário