Nome:
Local: Peneda-Gerês, Minho, Portugal

Comissão Restrita: Amaro Ribeiro, António Pires, António Príncipe, Filipe Mota Pires, João Pereira, José Carlos Pires, José Fernandes, Luís Filipe Pires, Manuel António Sousa. Pode contactar-nos através do seguinte endereço de email: pnpgcomgente@gmail.com. Ou por correio, para a Sede da Junta de Freguesia de Campo do Gerês, em Campo do Gerês, 4840-030 Terras de Bouro

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Energias renováveis? ITI’s? O que é isto?

Na acta da reunião de concertação com as Câmaras Municipais de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, o ICNB afirma que a contrapartida às populações pela interdição da exploração da energia eólica e hídrica é feita através das ITI’s (Intervenções Territoriais Integradas).
Para nós, que vivemos dentro do território, isto não nos espanta!
Como não nos espantou virem oferecer bois de cobrição há uns anos atrás e agora quererem proibir o pastoreio!
Como não nos espantou semearem árvores exóticas e agora quererem substituí-las! Enfim, temos um vasto rol de maldades e de falsidades, assim tenha o leitor paciência para nos escutar.
Desta vez, vamos desmascará-los antes de nos enganarem!
As ITI’s foram criadas para toda a União Europeia e para todo o país. E, ainda por cima, no nosso território, as ITI’s estendem-se para os concelhos vizinhos, onde se pode explorar as energias renováveis que nos são negadas (http://www.proder.pt/ResourcesUser/Doc/ITI/ITI_Peneda_Geres.pdf)
Mas ainda há mais! Até nos concelhos do PNPG existem freguesias com acesso às ITI’s e com parques eólicos instalados, como por exemplo em Montalegre.
É falso, portanto, que as ITI’s sejam instrumentos de compensação das populações das áreas protegidas pela proibição de instalação de sistemas de energias renováveis. Além do mais, esta medida esgotar-se-á neste quadro comunitário de apoio, como eles bem sabem!
Senhores Presidentes de Câmara, ainda estão a tempo de mandar corrigir este desvario!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial